sábado, 6 de setembro de 2014

Assuntinho de hoje : Vinagre de Sidra de Maçã (ACV)!

Olá amores,

Como estão cansados de saber, eu sou uma amante de produtos naturais, como muitas outras natural sisters. Nós pomos as coisas mais estranhas no cabelo (hehehe). Desde o iogurte e ovos, ao mel e azeite...

E hoje, eu trago para vocês o Vinagre de Sidra de Maçã (Apple Cider Vinegar- ACV).
É muito estranho imaginar-mo-nos a colocar vinagre no cabelo, ou até pensar que ele poderia fazer algum bem para o cabelo não é?

Mas acreditem, o vinagre de Sidra de maçã traz vários benefícios, quando misturado com água.
Este tratamento é conhecido por Apple Cider Vinegar Rinse (ACVR).








O vinagre de Sidra de maçã aplicado ao cabelo pode trazer vários benefícios para o mesmo.

O nosso cabelo tem uma estrutura bastante sensível, que é o interior do fio e o cortex. Estas zonas são protegidas pelas cutículas de cabelo, que são sobrepostas em várias camadas.
No último post em que eu falei sobre a porosidade, (clique aqui para ver este post), expliquei que a porosidade está classificada como: Baixa porosidade, Porosidade Normal e Alta porosidade, sendo os níveis de Normal e Baixa porosidade, os níveis em que o cabelo se considera saudável. Isto porque nestes dois níveis, as cutículas encontram-se perto do interior dos fios, ou seja não estão levantadas, e assim, conseguem reflectir a luz, tornando-os brilhantes. Enquanto que com Alta porosidade, as cutículas estão muito levantadas, absorvem a luz, dando a aparência de um cabelo seco, e estão muito afastadas do interior do cabelo, sendo assim incapaz de o proteger, ficando o cabelo mais frágil.





É aqui que entra o Vinagre de Sidra de maçã e um dos seus benefícios!
O vinagre de Sidra de Maçã ajuda a combater o cabelo altamente poroso, fechando as cutículas, fazendo com que o cabelo consiga reflectir a luz, tornando-o mais brilhante e removendo resíduos dos fios que vai anular o aspecto seco dos mesmos.

O vinagre de Sidra de maçã tem ainda outros benefícios:
- contém ácido acético, perfeito para equilibrar o pH do cabelo;
- estimula o crescimento do cabelo;
- para as meninas que usam o método do no poo, o vinagre de Sidra de maçã é um óptimo removedor natural de resíduos e agente contra bactérias e impurezas;
- o vinagre de Sidra de maçã ajuda ainda a combater a caspa e o comichão do couro cabeludo.

Como fazer o tratamento com vinagre de Sidra de maçã?

- 1 parte de Vinagre de Sidra de maçã (1/4 de um copo normal)
- 4 partes de água fria (por exemplo 500 ml)


ou 

Guia-te por uma garrafa deste género, coloca esta quantidade de  vinagre de Sidra e enche o restante com água 


Atenção: Não exceder as quantidades de Vinagre, pois este em excesso pode danificar o cabelo.

Aplicação:

Depois de lavares o cabelo (Com shampoo e condicionador, ou depois de fazeres Co-Wash), aplica o  a mistura do vinagre de Sidra de maçã com água no cabelo.
Depois de o aplicar, deixa agir no cabelo por 15 minutos, enquanto fazes uma massagem no couro cabeludo. Posteriormente passa o cabelo por água fria.

Quando fazer este tratamento?

Uma vez por mês , é suficiente para obteres todos os benefícios do Vinagre, e ficares com um cabelo com brilho, saudável e livre de bactérias, porém sempre que sentires que o teu cabelo não está a absorver bem os produtos (condicionadores, máscaras e cremes) podes fazer o tratamento.

Beijinhos, e até ao próximo assuntinho :D

1 comentário: